2 de janeiro de 2014

Escenarios con tecnología: entre lo real y lo posible


"Escenarios con tecnología: entre lo real y lo posible" é um curso virtual do Centro de Innovación en Tecnología y Pedagogía (CITEP) da Universidad de Buenos Aires (UBA), direcionado a educadores interessados, que aconteceu de 13 de novembro a 11 de dezembro. 
O curso é uma proposta formativa aberta e massiva - ou seja um MOOC (Curso online massivo aberto), do Programa Virtual de Formación Docente. O eixo central é a inclusão das tecnologias da informação e da comunicação no processo de ensino e aprendizagem.

Tive uma participação vicária, dada a falta de tempo na época. Agora volto construir - e compartilho, uma pequena totalidade para refletir as aprendizagens e buscar contextualizar possibilidades de aplicar os novos saberes no cenário local. 
"(...) este curso é uma oportunidade de participar de uma comunidade de prática cuja finalidade é a investigação e/ou aprofundamento dos debates atuais sobre cenários de tecnologia educacional. Um convite a reflexão e a criação de um espaço aberto, por meio da interação entre pares e diálogo com especialistas e pesquisadores na busca da construção do conhecimento." (Presentación, Curso Escenarios con tecnología: entre lo real y lo posible, 2013)
Nuvem de palavras "Apresentação dos Fundamentos do Curso" (http://www.wordle.net/)

Ainda que não haja uma definição única do que significa MOOC 
"Do ponto de vista das primeiras propostas abertas e massivas, a importância do MOOC é promover uma maior interação, expandir e avaliar formas de representar a construção do conhecimento entre os participantes. É um modelo de educação aberta, que promove a colaboração organizada e compartilhamento de informações através das redes."
O curso é um cMOOCs, voltado a investigar novas estratégias favorecedoras de aprendizagens em propostas abertas, interativas, inovadoras, em movimento, com mediação pedagógica, experimentação e várias oportunidades de participar e interagir com profissionais de todo o mundo, estabelecendo conexões em comunidades de prática (CoP).

São 4 eixos de conteúdos:





Cada eixo - transversal para o trabalho do curso, tem interface para a criatividade, a análise crítica e reflexão. Um convite para definir metas, interagir e colaborar. 
O curso utiliza vários aplicativos e ferramentas web para potencializar as criações e participação nos diferentes cenários de aprendizagem social e construção de rede com narrativas pessoais e coletivas.  

Espaço de convergência: http://www.escenariostec.citep.rec.uba.ar

O método de trabalho exibe as linhas em vários cenários. São eles:

Escenarios de Inspiración
"Cenário de Ideias" 

Escenarios de Intercambio
"Cenários de Câmbios"

Escenarios de Creación Colaborativa
"Cenário de Cocriação"

Escenarios de Producción 
"Cenários de Produção" (http://www.wordle.net/)

Escenarios de Comunidad

"Cenário de Ideias"

O curso oferece 3 possibilidades de Participação:
  • Modo de Participação I + C  (Interação e criação): um post semanal em blog ou outra interface web, interagir na comunidade, participar das atividades e sugerir novas atividades.
  • Modo de Participação I ( interação): interação ativa na comunidade. 
  • Modo de Participação V ( visitante): visitação aos diferentes cenários. Participação facultativa.

Nenhum comentário: