11 de fevereiro de 2014

Dia da Internet Segura no Telecentro Info.com #SID2014

#Done as atividades da manhã e da tarde, do Dia da Internet Segura no Telecentro Info.com, foram realizadas com êxito. Tivemos 27 participantes, com idades variando de 6 a 17 anos.  
       
Participantes no site da Safernet 


Everson, Aline e a Profª Paula
Contamos ainda com os Colaboradores Voluntários Everson Chisto de Oliveira e Aline Kassandra, usuários da unidade, que vieram especialmente auxiliar na facilitação das atividades. É prática usual no telecentro o incentivo ao protagonismo infanto-juvenil. O empoderamento social legitimado contribui para o sentido de apropriação comunitária da unidade, que só existe para o favorecimento da inclusão sociodigital e letramento dos usuários. É gratificante ver que, a partir deste trabalho - independente de desfavorecimentos, as crianças, adolescentes e jovens coaprenderam, compartilharam os novos saberes e assim, contribuem para a inteligência coletiva.   

A Profª Nubia Lermen, Secretária Municipal de Educação esteve - pela manhã, prestigiando a abertura do evento, acompanhada da Profª Lilia Souza Rosa e do Prof. Larri Leonel Bazzanella, de sua equipe pedagógica.   
A DM Profª Nubia Lermen e equipe, junto a Profª Paula e participantes 
Os participantes estiveram engajados e os pequenos Patrick (10 anos) e Luiz Felipe (9 anos) adoraram fazer parte da cobertura colaborativa, tirando fotos e mais fotos. :)
Vídeo de Abertura com a Profª Paula
(créditos da imagem: Patrick)
Bate-papo a tarde com a Profª Marcia
(créditos da imagem: Luiz Felipe)












Todos contribuíram significativamente com o debate, demonstrando interesse, curiosidade e compreensão da importância de se informarem mais, para fazerem melhores e mais seguros usos da internet.

O grande interesse foi explorarem o site da Safernet, além de assistirem a vários vídeos do canal no youtube. Os menores queriam aprender a prevenir vírus e 'bactérias', ao acessar sites de joguinhos free. :D

Lemos juntos historinhas e em seguida acessaram outras atividades educacionais, como jogos, quiz e conheceram a Cartilha help line.


http://www.safernet.org.br/divulgue/banners/cartilha2012-web-150.pdf
Cartilha disponível para download no site da Safernet


Os maiores se detiveram na página 'Denunciar', lendo e discutindo o que são os crimes ali detalhados. São eles: Pornografia Infantil; Racismo; Apologia e Incitação a crimes contra a Vida; Xenofobia; Neonazismo; Maus Tratos contra Animais; Intolerância Religiosa; Homofobia e Tráfico de Pessoas. 

Já os jovens tentaram aceder ao chat do helpline e alguns voltaram a tarde para fazê-lo, visto que não funciona pela manhã.

Chamou a atenção nos comentários, o fato de afirmarem não ter discutido vários assuntos na escola e/ou terem visitado o site ou similares, junto com os professores. Foi visível o interesse dos jovens em se aprofundar e aprender mais. 

Remix da Cartilha help line para impressão/exposição no mural  telecentro e distribuição nas escolas (Amanda, 14 anos, Carine e Robert, 15 anos).

Fica a ideia inicial, de articularmos e desenvolvermos ações conjuntas aos educandários e segmentos envolvidos com adolescentes e jovens, para favorecer tais aprendizagens, de corresponsabilidade. 

Adiamos a pesquisa sobre os usos, para que pudessem ficar mais tempo no site da Safernet, que tanto apreciaram mas estaremos aplicando no decorrer dos meses de fevereiro e março, para obter mais respostas. A pesquisa ajudará no planejamento educacional 2014.  

O 'pontapé' inicial foi dado. Tivemos alguns probleminhas técnicos, como a baixa qualidade do som das caixas - ainda que tivéssemos testado previamente. O áudio de alguns vídeos é mais baixo. 

2 comentários:

Marco disse...

Parabéns a profa. Paula e todos os demais envolvidos pela louvável iniciativa!!!
Exatamente como você comenta, o "pontapé" inicial foi dado, e alguém precisava fazer isso.
Podes ter certeza que esse é um trabalho muito importante e que precisa ser feito.
[]´s...

Paula Ugalde disse...

olá Marco! Gratos! Foi gratificante ver o interesse, seriedade e engajamento dos participantes, desejosos de conhecer mais sobre o assunto. :)
Agora é firmarmos parcerias com outros atores atuantes no segmento e darmos continuidade. []'s