8 de janeiro de 2014

Inclusão digital: Curso Formação de Coordenadores Municipais de TIC

Estamos participando ainda do Curso de Formação de Coordenadores Municipais de TIC e Inclusão Digital e Comunicação por intermédio de mídias digitais, também do Grupo de Estudos e Pesquisa em Inclusão Digital (GEPID), da UPF e FAPERGS, e coordenado pelo Prof. Dr. Adriano Canabarro Teixeira.  

A proposta segue a mesma linha e dinâmica do Curso de Formação de Monitores de Telecentro, já comentado aqui no blog.  

Módulo básico: colaboração com a comunidade, inclusão digital e cidadania, sociedade digital livre; cultura e dinâmica de redes na comunicação pública, cibercultura; portais de consulta de serviços públicos ao cidadão; canais de participação e diálogo entre governo e sociedade; técnicas de leitura instrumental; interpretação de textos técnicos.

Módulo intermediárioprojetos de TIC nas áreas de saúde, educação, segurança, transporte, modernização administrativa; acompanhamento e métricas em mídias sociais (plano de ações, monitoramento, mensuração, indicadores, avaliação dos resultados); e-cidadania (participação virtual, acesso a informação pública, espaços interativos virtuais, portais governamentais para participação popular; planejamento de mídias sociais, estratégias de comunicação; marketing digital; planejamento estratégico e plano diretor de tecnologia da informação; planejamento e gestão dos recursos e processos de TI.

E no módulo avançado leis TIC a nível federal e estadual (lei de licitações, de pregão eletrônico, de registro de preço, de transparência, de dados abertos; instruções normativas da IN04 E IN02 da SLTI do Min. do Planejamento; governança de TIC (ITIL, COBIT); análise crítica e comparativa dos modelos COBIT e ITIL, PMAT; SICONV (apresentação do portal de convênios, credenciamento, utilizando o SICONV).

O curso contribui para a construção do Planejamento em TIC, Plano de Ação e Planos de Trabalho do telecentro e demais unidades. municipais.

Nenhum comentário: