6 de janeiro de 2014

Inclusão digital: Curso Formação de Monitores de Telecentro

Iniciamos neste janeiro de 2014 o Curso de Formação de Monitores de Telecentros, Centro de Recondicionamento de Computadores – CRCs e Pontos de Cultura, do Grupo de Estudos e Pesquisa em Inclusão digital (GEPID), Universidade de Passo Fundo (UPF) e Fundo de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS). O mesmo é coordenado pelo Prof. Dr. Adriano Canabarro Teixeira. A carga horária é de 60 h, distribuídas em três meses).

Os conhecimentos são multirreferenciais, organizados em módulos. 
O módulo básico aborda inclusão digital e cidadania; sociedade digital livre; cultura digital; cultura hacker; pesquisa e compartilhamento de conteúdo na internet; criações de repositórios livres; serviços digitais para a sociedade e em telecentros; noções de inglês; pontos de cultura participativos; comunicação comunitária; economia solidária; sustentabilidade ambiental e os direitos humanos e governo digital.

No módulo intermediário noções de planejamento, acompanhamento e métricas em mídias sociais; cultura dinâmica de redes na comunicação pública; conceito de rede; processos comunicacionais; estratégias de comunicação em mídias sociais; marketing digital; sistemas operacionais livres; utilização de softwares para escritórios livres: pacote libreoffice e seus aplicativos, dentre outros.

E no módulo avançado instalação e configuração de hardware e software; configuração da bios; instalação de HD, CD-ROM, processadores, memórias e demais dispositivos; instalação, configuração e atualização de softwares; definições, manuseio, instalação e configuração de periféricos em geral; manutenção de computadores e periféricos; noções de rede e telecomunicações; serviços de rede; procedimentos para solução de problemas em instalações de ticuns de discussão; consulta a sites dos fabricantes. 

O curso - que tanto contribui para a construção de saberes em Inclusão Digital e capacita monitores para atuar em telecentro com uma visão holística, terá novas edições, quando os demais monitores da Rede Municipal estarão participando.

Nenhum comentário: